Alckmin apoia fim da escala 6×1 no Congresso: ‘Tendência no mundo inteiro’

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, voltou a defender a redução da jornada de trabalho nesta terça-feira (6), durante um almoço promovido pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). Segundo ele, a mudança acompanha uma tendência global impulsionada pelo avanço da tecnologia.
“Há uma tendência no mundo inteiro de redução de jornada de trabalho porque cada vez mais a tecnologia permite fazer mais com menos gente”, afirmou.
Ele citou a mecanização da agricultura, a automação e robotização da indústria e a digitalização de serviços como a medicina, onde, segundo ele, diagnósticos e prescrições já podem ser feitos por sistemas automatizados.
A proposta de redução da jornada tramita na Câmara dos Deputados por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa, entre outros pontos, o fim da escala de trabalho 6×1. O texto enfrenta resistência de parte do Congresso, mas foi incluído como prioridade pelo governo federal em 2025.
Por: Beatriz Queiroz
Foto: Reprodução/Felipe Soares