Opositor venezuelano, Edmundo González é hospitalizado na Espanha após queda de pressão

Edmundo González Urrutia, o opositor venezuelano, anunciou nesta segunda-feira (5) que foi hospitalizado devido a uma “queda repentina de pressão”. O seu quadro de saúde é visto como estável. González foi expulso da Venezuela após o término das eleições em 2024.
“Felizmente, meu estado de saúde é estável e estou recebendo atenção médica adequada em um hospital público espanhol”, divulgou o opositor no X.
González declarou estar “em boas mãos” e está ciente de que “o compromisso com o país, como presidente eleito, requer” sua recuperação para retomar suas atividades, de acordo com as diretrizes médicas.
O candidato da oposição competiu nas eleições venezuelanas de 2024 contra o mandatário Nicolás Maduro. Segundo González, ele ganhou as eleições e alegou que houve compra de votos para assegurar a vitória de Maduro.
“María Corina Machado está à frente do processo político e organizacional, liderando com firmeza e compromisso o caminho rumo à mudança que o país espera”, publicou Edmundo González.
Nicolás Maduro venceu as eleições do ano passado, mas sem divulgar a contagem detalhada dos votos. Na época, a Procuradoria-Geral da Venezuela pediu a prisão de Edmundo González.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Jesus Vargas/Getty Images