Carnaval 2026: Grande Rio agita foliões com possível enredo sobre Manguebeat

A revelação dos primeiros temas para o carnaval de 2026 está agitando o universo do carnaval. Três agremiações Paraíso do Tuiuti, Beija-Flor de Nilópolis e Imperatriz Leopoldinense, já escolheram os temas que apresentarão na Passarela do Samba. A Viradouro vai anunciar seu enredo nesta terça-feira, em uma festa aberta à comunidade na sua quadra no Barreto, em Niterói, a partir das 19h, com entrada gratuita. A Grande Rio ainda não anunciou a data para revelar o tema do seu desfile – espera-se que seja nos dias seguintes -, mas já deu pistas nas redes sociais indicando que pode ser o Manguebeat, um movimento cultural originado em Pernambuco, na década de 1990. Foi o bastante para colocar os fãs em euforia.

Um vídeo que mostra um mangue é acompanhado da seguinte legenda: “Ouça o som dos sintetizadores, sinta o chamado dos tambores, erga os seus estandartes. É hora da revolução… Renascer da lama! Nós somos da periferia, das margens, do manguezal. Em breve vocês vão entender que a batida que vem dos mangues é um manifesto da nossa identidade.”Foi o suficiente para os internautas concluírem que mataram a charada: “Olha o manguebeat aiiii!!!!” escreveu um. “Eu já tô mergulhando na lama celebrando essa mistura de Caxias com Pernambuco hein”, postou outro”. “Mangebeat?”indagou terceiro.

O Manguebeat (ou mangue bit) é um movimento de contracultura idealizado por Chico Science, no começo da década de 1990. Esse movimento buscava denunciar as desigualdades e a pobreza de Pernambuco e, ao mesmo tempo, promover uma renovação cultural e artística em todo o estado.

Neste domingo (04), a Imperatriz Leopoldinense anunciou que Ney Matogrosso será o enredo da escola no ano que vem. A aposta do carnavalesco Leandro Vieira é na diversidade da cultura brasileira. Na opinião dele, além de ser uma figura icônica da cultura nacional, o cantor “é dono de uma assinatura absolutamente pessoal no imaginário artístico brasileiro”.

O Bembé do Mercado, maior candomblé de rua do mundo, celebrado há 136 anos em Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano, será o tema de enredo do desfile da Beija-Flor de Nilópolis no próximo carnaval, com o qual a escola campeã deste ano tentará o bicampeonato. A manifestação cultural e religiosa é reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2012 e do Brasil a partir de 2019. Agora a celebração pleiteia também o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Paraíso do Tuiuti foi a primeira escola do Grupo Especial a anunciar o enredo do próximo carnaval. A agremiação de São Cristóvão aproveitou a celebração de seu aniversário de 73 anos, no começo de abril, para anunciar que o tema do seu desfile será “Lonã Ifá Lukumi”, que contará a história de uma vertente religiosa afro-cubana que vem sendo redescoberta no Brasil. O desenvolvimento ficará a cargo do carnavalesco Jack Vasconcelos.

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) sorteou em abril a ordem oficial dos desfiles do Grupo Especial para o carnaval 2026. Pelo segundo ano consecutivo, a folia será dividida em três noites de apresentações. O primeiro dia de apresentações é no domingo, 15 de fevereiro, e vai até a terça-feira, 17.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Reprodução