Show de Lady Gaga faz buscas por hospedagem no Rio dispararem 150 vezes, revela Airbnb

A apresentação gratuita de Lady Gaga, marcada para este sábado (3), na Praia de Copacabana, está provocando uma explosão na procura por hospedagens no Rio de Janeiro. Segundo dados do Airbnb, as buscas por acomodações na cidade aumentaram 150 vezes entre os dias 30 de abril e 6 de maio, em comparação ao mesmo período do ano anterior . 

O bairro de Copacabana, onde ocorrerá o show, concentra metade das pesquisas por hospedagem na plataforma. A maioria dos hóspedes vem de cidades brasileiras como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília, além de turistas internacionais do Chile, Argentina e Estados Unidos .

O perfil dos locatários revela que 47% têm entre 25 e 30 anos, 31% estão na faixa de 31 a 40 anos, e 14% têm entre 18 e 24 anos. Além disso, cerca de 19% dos usuários estão utilizando o Airbnb pela primeira vez . 

A antecipação do anúncio do show de Lady Gaga, em comparação com o de Madonna no ano anterior, permitiu que os fãs se organizassem com mais antecedência, contribuindo para o aumento das reservas. Executivos do setor turístico destacam que eventos desse porte são benéficos para a cidade, mantendo a ocupação hoteleira estável ao longo do ano e gerando impacto positivo além do setor de hospedagem . 

No entanto, alguns fãs relataram cancelamentos de reservas por parte de anfitriões após o anúncio do show, possivelmente para reajustar tarifas diante da alta demanda. O Airbnb afirmou que cancelamentos por anfitriões são raros e que a plataforma prevê penalidades para esses casos, como cobrança de taxas, bloqueio do calendário e possível suspensão ou remoção do anúncio ou conta do anfitrião . 

A expectativa é que o evento atraia mais de 1,5 milhão de pessoas, consolidando o Rio de Janeiro como um destino chave para grandes eventos internacionais e impulsionando significativamente o turismo e a economia local . 

Por: Carolina Sepúlveda

Foto: Reprodução