Ilha do Governador pode ganhar pacote de revitalização com ciclovias, mirantes e mais áreas de lazer

Um dos bairros mais tradicionais do Rio de Janeiro, a Ilha do Governador poderá ganhar novos ares em breve. O vereador e morador da região Wagner Tavares (PSB) apresentou à Câmara Municipal um pacote com 19 projetos de lei e 12 indicações legislativas voltadas à revitalização urbana, turística e ambiental da Ilha.
Batizada de “Jardins da Ilha do Governador”, a proposta prevê reurbanização, instalação de ciclovias, criação de mirantes panorâmicos, espaços de lazer e melhorias na mobilidade. A principal via de acesso à Ilha, a Estrada do Galeão, deverá receber arborização, mobiliário urbano e áreas de convivência.
O projeto foi apresentado a cerca de 250 moradores durante um debate público realizado no bairro do Cocotá. “Nosso objetivo é proporcionar mais dignidade urbana, incentivar o turismo e fomentar a economia local”, afirmou o vereador.
Entre os locais contemplados estão:
-
Praia da Bica, com previsão de mirantes e espaços instagramáveis;
-
Praia de São Bento, que deve ganhar nova ciclovia e iluminação;
-
Parque Marcelo Ipanema, no Jardim Guanabara, onde será construído um deck com mirante e espaço gastronômico;
-
Corredor Esportivo do Moneró, que receberá áreas pet-friendly e novos equipamentos esportivos;
-
Horto Florestal de Tubiacanga, com foco em espécies nativas e acesso livre à comunidade.
A proposta também inclui melhorias no entorno da Igreja Nossa Senhora de Nazaré e a reconstrução de mirantes como o da Rua Manuel Marreiros, nos Bancários.
Além disso, está em estudo a criação de uma nova linha de barcas entre o Cocotá e a Ilha de Paquetá, além da ampliação dos horários da linha Cocotá–Praça XV, atualmente com serviço reduzido.
“A receptividade foi muito positiva. Agora, o foco é dialogar com órgãos públicos e a iniciativa privada para viabilizar as ações”, disse Wagner Tavares.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução