Centrais sindicais fazem ato de 1º de Maio em SP com pautas trabalhistas e ausência de Lula

Centrais sindicais realizaram nesta quarta-feira (1º), na Praça Campo de Bagatelle, em São Paulo, um ato do Dia do Trabalhador com foco na defesa do fim da jornada 6×1 e da isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil. O presidente Lula não compareceu e foi representado por ministros.
Apesar da expectativa de até 300 mil pessoas, o público ficou abaixo do esperado. Para atrair participantes, o evento contou com shows de artistas como Fernando & Sorocaba e sorteio de carros.
Durante os discursos, os ministros Luiz Marinho (Trabalho), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Cida Gonçalves (Mulher) defenderam ações do governo em prol dos trabalhadores. Também foram pautadas a paridade salarial entre homens e mulheres e a valorização dos sindicatos.
O ministro Marinho admitiu que a mobilização foi menor que a de anos anteriores, mas apontou uma retomada gradual do movimento sindical.
A proposta de redução da jornada, de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL), ainda está parada na Câmara. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizou um ato separado em São Bernardo do Campo por divergências sobre os métodos de mobilização.
Por: André Zamora
Foto: Reprodução/TV Globo