Kombi elétrica autônoma da Volkswagen será testada em parceria com Uber nos EUA

Volkswagen anunciou que começará a testar ainda em 2025, em Los Angeles, minivans elétricas ID Buzz equipadas com tecnologia de direção autônoma em parceria com a Uber, para oferecer serviço de caronas compartilhadas, porque quer consolidar presença no mercado de mobilidade inteligente. O plano é expandir com “milhares” de veículos autônomos nas próximas décadas.

Inicialmente, os testes acontecerão com motoristas humanos no controle. Só depois da liberação dos órgãos reguladores, os robotáxis começarão a operar sem condutores. A expectativa da empresa é iniciar os serviços efetivos de caronas autônomas dentro da Uber a partir de 2026, com foco em viagens compartilhadas e veículos com capacidade para até sete pessoas.

A VW vem desenvolvendo tecnologia própria de direção autônoma há mais de dez anos e já testou veículos similares nos Estados Unidos e na Alemanha. O projeto será operado pela subsidiária Moia, especializada em mobilidade urbana. Para a montadora, a parceria com a Uber marca uma nova fase na estratégia de tornar a marca uma referência não só em carros, mas no futuro da mobilidade.

Por: João Pena
Foto: Divulgação / Uber / Volkswagen