‘Efeito Gaga’: expectativa é de R$ 600 milhões em arrecadação, comércio e turismo já sentem efeitos positivos

Ela veio desta vez. Não são somente os Little Monters (grupo de admiradores da cantora) que estão animados com a apresentação de Lady Gaga nas areias de Copacabana neste fim de semana. O evento de grande escala está impulsionando a economia, desde o ramo hoteleiro até os pequenos empresários do ramo de artesanato da cidade do Rio.
Segundo a administração municipal, espera-se um público de 1,6 milhão de indivíduos, com cerca de 240 mil turistas, sendo 80% estrangeiros e 20% brasileiros. Apesar de ser a mesma previsão do show da Madonna, a Prefeitura prevê um crescimento de 28% na atividade econômica em relação ao evento do ano passado. A previsão de arrecadação é de R$ 600 milhões.
Para Aldo Gonçalves, presidente do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), os resultados do último show têm motivado os consumidores:
“A confiança das pessoas aumentou devido à estrutura de segurança que o Rio trouxe no evento com a Madonna. Como foi bem organizado, mais pessoas estão dispostas a comparecer e gastar neste ano.”
Paulo Moreira, gerente da loja Lix, que fica no Saara, polo comercial do Centro do Rio, já percebe o impacto do show no seu negócio. Assim que soube do evento, a equipe do estabelecimento começou a produzir produtos personalizados com estampa de picanha, que faz referência ao vestido de carne crua que foi usado pela diva pop no MTV Video Music Awards (VMA’s). A criatividade gerou interesse nos consumidores, que fazem filas para conseguir ao menos uma unidade da regata, bermuda, boné e leque com a estampa inusitada.
“A gente não consegue dizer qual é a quantidade de pessoas que recebe por dia. Na semana passada, começou a ter fila, mas não muita. No início desta semana, a fila começa na hora que abrimos”,comemora Paulo.
Às empresas do setor de Turismo não faltam motivos para comemorar a realização do show. A Buser — empresa que freta veículos para empresas de ônibus autorizadas — sentiu aumento de 130% na procura em comparação com outro período quente nos negócios, o show de Madonna, que aconteceu no ano passado. Para atender a alta demanda no período, a empresa acionou cerca de 100 ônibus extras apenas para fazer as rotas para o Rio de Janeiro, saindo de São Paulo, Belo Horizonte e Vitória, entre outras cidades.
O período vai possibilitar a apresentação de serviços a algumas pessoas. No Airbnb, duas em cada 10 reservas feitas para o período são de usuários que estão utilizando a plataforma pela primeira vez.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Divulgação