Astronautas chineses retornam à Terra após missão de seis meses no espaço

Três astronautas chineses, que passaram seis meses a bordo da estação espacial Tiangong, regressaram à Terra na quarta-feira (30), na região de Dongfeng, no norte da China, após desenvolverem experimentos científicos e realizarem melhorias na estrutura da estação, em uma missão que teve o retorno adiado por um dia devido às más condições climáticas no deserto de Gobi.

Cai Xuzhe, Song Lingdong e Wang Haoze foram lançados ao espaço em outubro do ano passado e encerraram sua estadia nesta semana, após entregarem o controle da estação para a nova tripulação que chegou a bordo da nave Shenzhou 20. O módulo de retorno aterrissou suavemente com o auxílio de um paraquedas vermelho e branco, encerrando uma missão considerada estratégica para o programa espacial chinês.

Durante o período em órbita, os astronautas desempenharam um papel fundamental na manutenção da estação e na condução de experimentos científicos em microgravidade. Destaque para a caminhada espacial de nove horas realizada por Cai e Song — a mais longa já registrada no programa espacial do país, que vem se consolidando como protagonista da nova era da exploração espacial.

A estação Tiangong, construída inteiramente pela China após sua exclusão da Estação Espacial Internacional, simboliza a autonomia do país na corrida espacial. O projeto é liderado pelo Exército de Libertação Popular e visa estabelecer uma presença científica permanente no espaço. A nova tripulação já iniciou suas atividades, dando continuidade ao plano ambicioso que transformou o “Palácio Celestial” em um marco da engenharia espacial chinesa.

Por: João Pena
Foto: Reprodução / Internet