Portugal normaliza fornecimento de energia após apagão nacional

O governo de Portugal informou nesta terça-feira (29) que o fornecimento de energia foi totalmente restabelecido aos 6,4 milhões de clientes afetados pelo apagão da segunda-feira (28). Em comunicado oficial, o governo afirmou que os aeroportos voltaram a operar, com recuperação ainda em curso no de Lisboa, os trens estão funcionando normalmente, as escolas foram reabertas e os serviços de saúde foram estabilizados.
O apagão, que também atingiu partes da Espanha, começou por volta das 11h30 em Lisboa e 12h30 em Madri. Trens, metrôs e aeroportos internacionais foram impactados. A fornecedora espanhola Red Electrica disse que o tempo estimado para a recuperação completa variava entre seis e dez horas.
Durante a crise, as autoridades pediram que a população evitasse deslocamentos desnecessários, já que semáforos e iluminação pública estavam comprometidos. A polícia portuguesa orientou os motoristas a redobrar a atenção e a companhia aérea TAP solicitou que os passageiros não se dirigissem ao aeroporto até segunda ordem.
Apesar dos transtornos, o fornecimento foi restabelecido, e os serviços essenciais retomaram a operação em todo o país.
Por: André Zamora
Foto: Antonio Ramalho