Apagão atinge países da Europa e afeta transportes e serviços nesta segunda (28)

Um grande apagão deixou países da Europa sem energia nesta segunda-feira (28), causando caos em transportes, aeroportos e hospitais. Portugal, Espanha, França, Alemanha, Polônia, Finlândia, Países Baixos e Suécia relataram falhas. Em Lisboa, pessoas ficaram presas no metrô e hospitais funcionam com geradores. Aeroportos fazem check-ins manualmente e o trânsito foi afetado pela pane nos semáforos.

As causas ainda são investigadas. Segundo o governo português, um ciberataque é uma possibilidade, mas ainda não foi confirmado. A concessionária espanhola Red Eléctrica e a fornecedora portuguesa E-Redes trabalham para restabelecer o serviço.

Em Madri, o Plano Municipal de Emergência foi ativado e partidas de trem foram canceladas. Até um jogo de tênis no Masters de Madri foi interrompido por falta de energia. As autoridades recomendam que as pessoas evitem sair às ruas e redobrem a atenção no trânsito.

O apagão também impactou o fornecimento de energia em Andorra e partes da Bélgica e Marrocos. O Centro Nacional de Cibersegurança de Portugal e o Instituto Nacional de Segurança Cibernética da Espanha acompanham o caso.

 

Por: André Zamora

Foto: Wikimedia Commons