Morre Lucia Alves, a índia Potira de ‘Irmãos Coragem’

Lucia Alves, atriz conhecida por interpretar a índia Potira na novela “Irmãos Coragem”, morreu nesta quinta-feira (24) no Rio de Janeiro, aos 76 anos. Ela estava internada na Casa de Saúde São José, na Zona Sul da cidade, onde lutava contra um câncer no pâncreas desde 2022.
Com mais de 50 anos de carreira, Lucia marcou presença em dezenas de novelas, minisséries, seriados e filmes, sendo reconhecida por sua versatilidade e presença carismática na TV, no cinema e nos palcos. Em 2004, foi premiada no Festival de Cinema de Brasília como melhor atriz coadjuvante pelo longa “Bendito Fruto”, de Sérgio Goldenberg.
Nascida no bairro da Tijuca, Lucia estreou na televisão em 1969, na novela “Enquanto Houver Estrelas”, da extinta TV Tupi. No mesmo ano, iniciou sua trajetória na TV Globo, onde se destacou em tramas como “Verão Vermelho”, “O Homem que Deve Morrer” e “Tropicaliente”. Mas foi como Potira, em “Irmãos Coragem”, que ganhou o carinho do público.
Em depoimento ao Memória Globo, a atriz relembrou com bom humor um erro de roteiro que virou bordão. Ao ler um nome grafado incorretamente como “Jeromo”, em vez de “Jerônimo”, decidiu manter a fala original. “Achei bonitinho, e as pessoas adoraram”, contou, rindo.
Lucia foi internada após passar mal no domingo (13), com forte falta de ar. Chegou a ser entubada e sedada, mas seu quadro clínico se agravou nos últimos dias. A Casa de Saúde São José confirmou a morte e prestou solidariedade aos familiares, amigos e fãs.
Ao longo da carreira, Lucia Alves atuou em produções marcantes como “Ti-Ti-Ti”, “Anos Dourados”, “Barriga de Aluguel”, “A Grande Família”, entre muitas outras.
Por: André Zamora
Foto: Reprodução/Tv Globo