Estátua de Arariboia é realocada mais uma vez no Centro de Niterói

A estátua de Arariboia, líder indígena considerado fundador de Niterói, foi novamente realocada no Centro da cidade. Desta vez, o monumento foi transferido da frente do terminal das barcas para a área em frente ao Espaço Cultural Correios, cerca de cem metros adiante.
A mudança gerou reações nas redes sociais, incluindo comentários supersticiosos sobre antigos temporais que teriam seguido movimentações anteriores. A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, garante que “naquela ocasião não houve chuva, assim como aconteceu na última quinta-feira”.
A primeira homenagem a Arariboia foi um busto, instalado em 1914. A atual estátua, em tamanho real, foi inaugurada em 1973. Desde então, já passou por diferentes pontos da região central. Segundo a prefeitura, a nova base impedirá futuras mudanças.
“Dessa vez, Arariboia parecia estar ali, meio apagado, e essa mudança trouxe uma renovação do olhar sobre o monumento e a figura humana dele”, disse Dayse.
A transferência da estátua faz parte de um plano de revitalização da área central de Niterói, que inclui a retirada de bancas de jornal e estacionamentos, além do enterramento da fiação elétrica.
Por: Maria Clara Corrêa
Imagem: Reprodução / TV Globo