Além de Janja e Barroso, comitiva de Lula para funeral do papa terá 12 parlamentares e 4 ministros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quinta-feira (25) para o Vaticano, onde participará do funeral do Papa Francisco. A comitiva brasileira será composta por 12 parlamentares, quatro ministros de Estado, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e a primeira-dama Janja da Silva.

A iniciativa dos convites partiu do próprio Lula, que decretou luto oficial de sete dias no Brasil após a morte do pontífice, ocorrida na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca.

Do Senado, integram a delegação os senadores Davi Alcolumbre (União-AP), Renan Calheiros (MDB-AL), Leila Barros (PDT-DF) e Soraya Thronicke (Podemos-MS).

Da Câmara, vão Hugo Motta (Republicanos-PB), Luis Tibé (Avante-MG), Odair Cunha (PT-MG), Padre João (PT-MG), Reimont (PT-RJ), Luiz Gastão (PSD-CE), Dagoberto Nogueira (PSDB-MS) e Professora Goreth (PDT-AP).

Também acompanham Lula os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Ricardo Lewandowski (Justiça), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos).

O funeral de Francisco começa no sábado. Esta será a segunda vez que Lula participa do funeral de um Papa durante um mandato presidencial, a primeira foi em 2005, após a morte de João Paulo II. Na ocasião, ele foi acompanhado por ex-presidentes e pela então primeira-dama Marisa Letícia.

 

Por: André Zamora

Foto: Ricardo Stuckert / PR