20 mil fiéis acompanham traslado do corpo do papa da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro

O corpo do Papa Francisco foi levado da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23), acompanhado por cerca de 20 mil pessoas. O funeral do pontífice será realizado no sábado (26), com a presença de cardeais de todo o mundo.

A despedida começou na Capela da Casa Santa Marta, onde Francisco viveu os últimos 12 anos. O velório íntimo, reservado aos mais próximos, foi encerrado com a oração do cardeal camerlengo Kevin Farrell.

Em caixão aberto, o corpo foi conduzido pelas ruas internas da cidade-estado até a Basílica. A escolha de não passar pelo Palácio Apostólico simbolizou o afastamento de Francisco das tradições de poder do papado. Ao chegar à rampa da basílica, o cortejo foi recebido com lágrimas e aplausos pela multidão.

No interior da Basílica, o coro da Capela Sistina entoou cânticos solenes enquanto o caixão era colocado diretamente sobre um tapete, e não sobre o tradicional catafalco, mudança prevista pelo próprio Francisco em suas novas regras para funerais papais. A cerimônia contou com a presença de 80 cardeais e foi marcada por rituais de bênção com água e incenso.

Na primeira fila, ao lado de religiosos e autoridades, estava Massimiliano Strappetti, enfermeiro e amigo íntimo de Francisco. O papa, que sofreu um AVC antes de falecer, apresentava uma mancha visível no rosto.

Com o funeral marcado para o sábado (26), os cardeais do mundo inteiro já estão em Roma. Sete brasileiros participarão do conclave que escolherá o sucessor de Francisco, em uma eleição que deve ocorrer no início de maio.

 

Por: André Zamora

Foto: Reprodução/TV Globo