Festival Palco Leopoldina agita Arena Cultural Dicró com música, teatro e protagonismo periférico

A partir do dia 27 de abril, a Arena Cultural Carlos Roberto de Oliveira – Dicró, na Penha, recebe mais uma edição do Palco Leopoldina, festival que celebra a arte e a cultura produzidas nas periferias da Zona Norte do Rio de Janeiro. Com entrada gratuita ou ingressos a preços populares, o evento segue até maio com uma programação diversa que inclui shows, espetáculos teatrais e ações de valorização de artistas locais.
Na abertura do festival, no dia 27 de abril, às 17h, o público poderá conferir a apresentação do Meu Kantinho Centro de Cultura, que há 27 anos atua na formação de músicos e na preservação do choro como expressão da cultura brasileira. A noite contará com a participação especial do grupo Regional MK.
Além da música, o teatro também ocupa o Palco Leopoldina com duas produções que prometem emocionar e entreter. No dia 3 de maio, às 16h, o grupo Jaca em Cena apresenta a peça “Quando ela dança, do solo nasce flor”, voltada para o público infantil, com uma narrativa sensível sobre amizade, criatividade e carnaval. Já no dia 10 de maio, às 19h, a Cia Gravidade encerra a programação com “Trans Cinderela”, uma emocionante releitura do conto clássico, protagonizada por uma jovem trans que luta para viver sua própria história de liberdade e transformação.
De acordo com Gisele Jacob, coordenadora da Arena Dicró, o festival foi construído em diálogo direto com os artistas da região. “Construímos em conjunto com os artistas da zona da Leopoldina o formato das apresentações, detalhes de produção, demandas técnicas e estratégias de comunicação. A ideia é que as apresentações somem força e todos possam se beneficiar do alcance do projeto”, explica.
O Palco Leopoldina se consolida como uma plataforma de fortalecimento da cultura periférica, oferecendo suporte técnico, estrutura profissional, registros fotográficos e ampla divulgação para os artistas.
Programação
27/04, às 17h
Meu Kantinho – Apresentação Musical
Espetáculo que celebra o choro e a música popular brasileira, com alunos e músicos do Meu Kantinho Centro de Cultura e participação do Regional MK.
Classificação: Livre
03/05, às 16h
Quando ela dança, do solo nasce flor – Jaca em Cena
Peça infantil sobre amizade, criatividade e carnaval.
Classificação: Livre
10/05, às 19h
Trans Cinderela – Cia Gravidade
Releitura contemporânea do clássico da Cinderela, protagonizada por uma jovem trans.
Classificação: 12 anos
Serviço
Local: Arena Cultural Dicró – Parque Ary Barroso, Penha, Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita ou a preço popular (R$ 10 inteira | R$ 5 meia)
Classificação: Livre para shows e espetáculos infantis | 12 anos para “Trans Cinderela”
Foto: Prefeitura do Rio