Casais escoceses celebram 70 anos de casamento e revelam: ‘ficar longe ajudou a manter o amor’

Dois casais que subiram ao altar juntos em 1955, nas ilhas Orkney, no norte da Escócia, comemoraram recentemente 70 anos de união. O segredo para manter o casamento por tanto tempo? Segundo eles, foi justamente passarem bastante tempo separados.

Tommy Budge (89) e Thelma Bruce (87) se casaram no mesmo dia que Violet Budge (91), irmã de Tommy, e Leslie Flett (94). A cerimônia dupla aconteceu em 9 de abril de 1955, no Hospital Balfour, em Kirkwall, e foi realizada por um tabelião amigo da família.

Na época, Tommy havia sido convocado para o exército britânico e estava de licença por apenas alguns dias. “Ele chegou na sexta, nos casamos no sábado e ele foi embora na segunda”, relembra Thelma. Por isso, decidiram juntar as cerimônias já marcadas de Violet e Leslie, unindo as histórias em um mesmo altar.

A comemoração das bodas de platina reuniu filhos, netos e bisnetos dos dois casais – ao todo, são sete filhos, oito netos e cinco bisnetos. O momento especial ainda foi coroado com cartões de felicitações enviados pelo rei Charles 3º e pela rainha Camilla, que também se casaram em 9 de abril, há 20 anos.

Entre as memórias curiosas, Violet revelou com bom humor: “Trabalhava à noite e meu marido de dia. Um evitava o outro! Esse era o segredo”. Ela e Leslie se comunicavam por meio de bilhetes deixados no espelho. “Ele lia, respondia e deixava outro papel para mim. Era assim que vivíamos”, contou.

Tommy também passou boa parte da vida como faroleiro, passando meses longe de casa. “Setenta anos de casados e talvez só 35 juntos”, brinca Thelma.

Apesar do tempo separados, o carinho entre eles continua forte. “A gente se acostuma, e sente falta quando o outro não está por perto”, afirma Violet.

Mesmo com rotinas tão diferentes, os dois casais mantiveram lares sólidos e repletos de histórias. O jantar de casamento, na época, teve frango com batatas para 30 convidados. Hoje, a família inteira se reuniu para celebrar essa trajetória rara e inspiradora.

Ao serem questionados sobre o segredo para uma relação duradoura, Violet resume em poucas palavras: “Leve um dia de cada vez.”

Foto: Arquivo Pessoal