Duplicação da Serra das Araras avança e primeiro viaduto do novo traçado será inaugurado antes do previsto

Até o próximo mês, os condutores que circulam pela Via Dutra na região da Serra das Araras, no Sul Fluminense, vão se deparar com uma novidade no pacote de obras de duplicação das pistas de subida da serra. O primeiro dos 24 viadutos previstos no novo traçado da rodovia será inaugurado. O elevado, de 50 metros de extensão, está situado no sentido SP, próximo a Paracambi, e sua abertura ao tráfego ocorre um mês antes do previsto inicialmente.

Segundo a CCR RioSP, concessionária responsável pela principal ligação entre as duas maiores metrópoles do país, as obras estão adiantadas. Cerca de 25% das obras previstas já foram concluídas. O investimento total no projeto chega a R$ 1,5 bilhão, com o objetivo de ampliar a capacidade de tráfego e melhorar a segurança viária em um dos trechos mais antigos e críticos da rodovia — O atual traçado da Serra das Araras é de 1928.

As obras, que começaram há exatamente um ano, contam com mais de 2 mil trabalhadores distribuídos em 25 frentes de trabalho que funcionam de forma ininterrupta. A inauguração do novo viaduto marca uma etapa estratégica do projeto já que será possível deslocar o fluxo de veículos e iniciar intervenções no trajeto atual.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: CCR