Conheça Dom Sérgio, cardeal brasileiro com mais chances de ser papa

Em maio, 135 cardeais eleitores se reunirão na Capela Sistina para o conclave que escolherá o próximo papa, e entre eles estarão sete brasileiros. Apesar de teoricamente qualquer homem católico poder ser eleito, desde 1379, o escolhido tem sido sempre um cardeal, e as chances de um brasileiro assumir o papado são consideradas pequenas por vaticanistas, de acordo com a CNN.

Para um especialista ouvido sob anonimato, o cardeal brasileiro com maior potencial é Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador. “Se fosse colocar um brasileiro [na lista de cotados] seria ele”, afirmou a fonte. Dom Sérgio foi proclamado cardeal por Francisco em 2016 e, no início de 2023, tornou-se o primeiro brasileiro a integrar o Conselho de Cardeais, grupo criado por Francisco para ajudar no governo da Igreja.

Jorge Claudio Ribeiro, professor de ciência da religião da PUC-SP, reforça a importância de Dom Sérgio por sua atuação internacional no Vaticano: “Ele tem uma atuação grande junto aos fóruns do Vaticano”, explicou.

Outro cardeal brasileiro citado como possível candidato é Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, que recentemente foi proclamado cardeal. Spengler, que participará do seu primeiro conclave, é visto como alguém com forte capacidade de liderança. O jornalista Christopher Lamb, correspondente da CNN no Vaticano, destacou que ele demonstrou boas habilidades de liderança ao ser eleito para cargos importantes na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

No entanto, os outros cardeais brasileiros eleitores – João Braz de Aviz, Odilo Scherer, Orani João Tempesta, Leonardo Ulrich Steiner e Paulo Cezar Costa – não são considerados favoritos no cenário atual.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Bruno Toledo/Arquidiocese de Brasília.