Coletivo Trem do Choro celebra 12 anos com viagem musical no feriado de São Jorge (23)

No feriado de 23 de abril, quando se comemora o Dia de São Jorge e o Dia Nacional do Choro, a SuperVia promove, em parceria com o Coletivo Trem do Choro, a 12ª edição do Trem do Choro — evento que transforma uma tradicional viagem de trem em um espetáculo itinerante de música instrumental pelos trilhos do subúrbio carioca.
Neste ano, a homenagem será ao bandolinista e compositor Hamilton de Holanda, um dos idealizadores da data comemorativa. A programação tem início às 10h, com embarque na plataforma 12 Saracuruna, na Estação Central do Brasil. A partida do trem está marcada para 11h25, com destino à Estação Olaria, que será simbolicamente chamada de “Estação do Choro Zé da Velha”.
Durante o percurso, os vagões se transformam em palcos móveis com apresentações de grupos de choro ao vivo, celebrando a riqueza e a tradição do gênero musical imortalizado por nomes como Pixinguinha e Jacob do Bandolim.
Ao desembarcar em Olaria, músicos e participantes seguirão em cortejo até a Travessa Pixinguinha, onde será prestada uma homenagem ao mestre Pixinguinha (Alfredo da Rocha Vianna Filho). O trajeto segue até o Reduto Pixinguinha, na Praça Ramos Figueira, com roda de choro e feira cultural aberta ao público.
O Trem do Choro é promovido por instituições culturais da Zona da Leopoldina, com apoio da SuperVia, e a participação é aberta a todos os passageiros mediante o pagamento da tarifa regular de embarque.
Serviço:
12ª edição do Trem do Choro
Data: Terça-feira, 23 de abril (feriado)
Embarque: Plataforma 12 Saracuruna – Estação Central do Brasil
Horário da partida: 11h25
Destino: Estação Olaria (Estação do Choro Zé da Velha)
Atrações: Shows ao vivo em cada vagão, cortejo, roda de choro e feira cultural
Ingresso: Tarifa regular da SuperVia
Realização: Coletivo Trem do Choro
Apoio: SuperVia
Foto: Divulgação