Fraudes em aluguel de temporada disparam no RJ, Cabo Frio e Arraial lideram golpes

Nos dias que antecedem um dos maiores feriados do ano, aumentam os avisos sobre fraudes em anúncios de aluguel de temporada. Em 2024, o Rio de Janeiro foi responsável por 14,7% de todas as fraudes registradas no país, com a Região Metropolitana, Cabo Frio e Arraial do Cabo sendo os principais locais de anúncios fraudulentos.

De acordo com um estudo da OLX, o Rio de Janeiro liderou as ofertas fraudulentas de aluguel de imóveis para temporada no estado do Rio de Janeiro, representando 29% do total.

As informações são um aviso para quem procura arrendar uma casa ou apartamento no estado, particularmente na Região Metropolitana de São Paulo, que lidera com 49% dos casos de fraude.

Destinos próximos também exigem atenção redobrada. O Norte Fluminense e a Região dos Lagos aparecem em segundo lugar no ranking, com 48% das ocorrências, com destaque para Cabo Frio (22%) e Arraial do Cabo (12%).

Já a Região Serrana, Angra dos Reis e entorno responderam por 3%. Os tipos de residências com maior quantidade de incidentes no ano passado foram casas (60%) e apartamentos (33%).

Especialistas alertam que a pressa para fechar negócio pode comprometer a checagem das informações. A recomendação é que o usuário pesquise imóveis semelhantes na mesma região para ter uma referência de valor.

Também vale registrar todas as etapas da negociação e priorizar formas de pagamentos com rastreabilidade, incluindo comprovantes e capturas de tela das conversas.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: Reprodução