Furtos de bicicletas disparam no Rio de Janeiro em 2025

O furto de bicicletas no estado do Rio de Janeiro registrou um aumento de 59% no primeiro bimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior. Só em janeiro e fevereiro, foram 838 ocorrências, o que representa uma média de 14 casos por dia, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Na capital, o avanço foi ainda mais expressivo: 106% de crescimento, saltando de 228 para 470 furtos.
Os alvos variam de modelos simples a bicicletas elétricas avaliadas em até R$16 mil, e as ações dos criminosos se concentram em regiões como Leblon, Copacabana, Catete e Barra da Tijuca. A 14ª DP (Leblon) lidera os registros com 121 casos. Niterói também aparece com números preocupantes, com destaque para as delegacias de Icaraí e Centro.
A delegada Thaiane Barbosa, da 14ª DP, afirmou ao “O Globo” que uma força-tarefa do Departamento Geral de Polícia da Capital (DGPC) investiga os crimes, que podem estar ligados a um mercado clandestino de revenda. “As delegacias trocam informações de inteligência, e é fundamental que as vítimas façam o registro para que possamos mapear as ações”, destacou.
Na tentativa de se proteger, ciclistas estão investindo em seguros, travas reforçadas e estacionamentos mais seguros. O presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Jarbas Medeiros, apontou ao “O Globo” um aumento na procura por apólices, especialmente para bicicletas elétricas. Os preços variam entre 8% e 12% do valor do bem ao ano.
Por: André Zamora
Foto: Flickr Matt Kieffer