Celulite: Exercícios físicos e alimentação equilibrada podem ajudar a reduzir os furinhos na pele

Os furinhos na pele, conhecidos como celulite, são uma das maiores queixas estéticas entre homens e mulheres — e sim, é possível reduzir ou até eliminar esse incômodo com mudanças no estilo de vida, principalmente com alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos.

A celulite pode surgir por diversos fatores, como alterações hormonais, gordura localizada, retenção de líquidos, má circulação, flacidez e sedentarismo. Segundo o profissional de educação física Luiz Fernando Lukas, a falta de atividade física favorece o acúmulo de toxinas no corpo, o que contribui para o agravamento do problema.

A combinação entre treinos aeróbicos e de força é considerada a mais eficiente. Enquanto atividades como caminhada, corrida, natação e bicicleta ajudam a reduzir a gordura corporal — que está diretamente ligada à celulite — os exercícios de força, como musculação ou funcional, fortalecem a musculatura e melhoram a aparência da pele, ativando a circulação e combatendo o inchaço.

“Normalmente, quem tem celulite também apresenta retenção de líquidos. Esse inchaço compromete a circulação e aumenta o armazenamento de gordura nas células. Por isso, emagrecer é um passo importante na redução da celulite”, explica Luiz Fernando.

A melhora no aspecto da pele começa a aparecer, em média, após três meses de treinos regulares, mas fatores como genética, alimentação e intensidade dos exercícios podem influenciar o tempo de resposta.

A prática constante de exercícios, aliada a uma alimentação saudável, é a chave para quem deseja não só reduzir a celulite, mas também melhorar a saúde e o bem-estar geral.

Mais dicas no Instagram: @luizfernandolukas

Foto: Reprodução internet