Sharkira é o nome da primeira fêmea de tubarão galha branca nascida no Brasil

O público escolheu e o resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17): Sharkira é o nome oficial da primeira fêmea de tubarão galha branca de recife (Triaenodon obesus) nascida no Brasil. A votação, promovida pelo AquaRio, teve grande engajamento e uniu humor e conscientização ambiental, com um trocadilho entre a palavra “shark” (tubarão, em inglês) e o nome da cantora pop Shakira.
A pequena Sharkira nasceu em 17 de dezembro de 2024, com 65 cm e 1,2 kg, e vem sendo acompanhada de perto pela equipe técnica e veterinária do AquaRio. Atualmente, ela mede 70 cm, pesa 1,9 kg e já demonstra os comportamentos típicos da espécie, como o descanso no fundo do tanque durante o dia e maior atividade à noite.
O nascimento da filhote representa um marco para a ciência e conservação marinha no país. O AquaRio é a primeira instituição brasileira a conseguir reproduzir o tubarão galha branca de recife em ambiente controlado. A espécie, que apresenta reprodução lenta e poucos filhotes por gestação, é classificada como “Quase Ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).
Além de ampliar o conhecimento científico sobre o comportamento e desenvolvimento desses animais, a chegada de Sharkira destaca a importância da preservação dos oceanos e da educação ambiental.
A jovem tubarão já pode ser visitada no tanque “Tubarões de Pequeno Porte”, localizado ao lado esquerdo do aquário dos peixes-palhaços. Segundo o AquaRio, a campanha de votação foi uma forma de aproximar o público da causa ambiental e estimular o cuidado com os ecossistemas marinhos.
Por: Maria Clara Corrêa
Imagem: Reprodução