Semana Santa: tradição católica altera rotina com feriados, celebrações e pontos facultativos

A Semana Santa é uma das festividades mais importantes para os católicos, congregando devotos globalmente em homenagens, preces, reflexões, retiros e intensa devoção. Esta data é marcada no Brasil por tradições simbólicas.

O período tem início com o Domingo de Ramos, que marca o fim da Quaresma, um período de 40 dias que se destina à preparação para a celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo, começando na Quarta-feira de Cinzas, logo após o carnaval.

A Quinta-feira Santa marca o início do chamado “Tríduo Pascal”, que abrange também a Sexta-Feira Santa e o Sábado de Aleluia. Esse dia é dedicado à recordação da Última Ceia de Jesus com seus discípulos. Além disso, é o momento em que Jesus foi traído e levado à prisão.

A Sexta-feira Santa, que será celebrada no dia 18, é um feriado nacional. Por outro lado, a quinta-feira (17) e o sábado (19) são considerados dias facultativos. A Páscoa, que ocorrerá no domingo (10), também é um feriado.

O feriado é uma data oficialmente estabelecida por lei, seja federal, estadual ou municipal, em que a maioria das atividades laborais e educacionais são suspensas.

Já o ponto facultativo é uma decisão do empregador ou órgão público de liberar ou não seus funcionários e colaboradores. Não há obrigatoriedade de suspensão das atividades, ou compensação.

Por: Carolina Sepúlveda  

Foto: Reprodução