Polícia Civil deflagra operação nacional contra rede de crimes virtuais que aliciava menores

A Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Dcav-RJ) liderou, nesta terça-feira (15), uma operação interestadual que expôs a gravidade de uma organização criminosa que atuava no submundo digital com foco em aliciar, manipular e explorar menores de idade. Batizada de “Adolescência Segura”, a ofensiva envolveu sete estados, sendo eles Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e contou com o apoio do CyberLab, da Secretaria Nacional de Segurança, além de relatórios de agências dos Estados Unidos, como a HSI e o NCMEC.

Segundo as investigações, o grupo operava em plataformas criptografadas como Discord e Telegram, promovendo verdadeiras “competições de crimes”, com recompensas internas para os que se destacavam em ações violentas e ilegais. Entre os crimes atribuídos à rede estão tentativa de homicídio, induzimento à automutilação, apologia ao nazismo, maus-tratos a animais e o compartilhamento de pornografia infantil.

O caso que deu origem à investigação ocorreu em fevereiro deste ano, quando um adolescente lançou dois coquetéis molotov contra um homem em situação de rua, deixando a vítima com queimaduras em 70% do corpo. O ataque foi transmitido ao vivo por Miguel Felipe, um dos líderes do grupo, para uma audiência de mais de 200 integrantes no Discord. Ambos foram detidos.

De acordo com a Polícia Civil, o crime não foi um episódio isolado. 

“O grupo se comportava como uma facção virtual, especializada em cooptar jovens para atividades criminosas, sempre com foco em causar danos físicos e psicológicos a terceiros”, afirmou um dos delegados envolvidos na investigação ao g1.

Além das prisões e apreensões, a operação resultou no cumprimento de 20 mandados de busca e apreensão, além de sete ordens de internação provisória de adolescentes infratores. Os envolvidos responderão por uma série de crimes, com penas que podem ultrapassar dez anos de prisão.

 

Por: André Zamora

Foto: Reprodução/TV Globo