Peça sobre impacto ambiental da indústria têxtil é destaque no Galpão das Artes Urbanas da Comlurb nesta quarta (16)

O Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino, da Comlurb, recebe nesta quarta-feira (16/04), às 11h, a apresentação da peça O Espetáculo Darwin Plus W, encenada pelo Coletivo Grupo R. Com entrada gratuita, a montagem performática propõe uma reflexão poética e leve sobre o consumo exagerado, descarte de roupas, sustentabilidade e o impacto da indústria têxtil no meio ambiente.

A apresentação integra a programação da exposição Alinhamentos: fios que conectam o consumo e o meio ambiente, em cartaz no Galpão até o dia 30 de abril. O figurino da peça é composto por roupas reaproveitadas, reforçando a mensagem de ressignificação e sustentabilidade.

Com autoria de Roberto Kleber, a peça é acompanhada por música ao vivo do Grupi Judylea, formado por Jupy e Cadu Mello, e conta com a participação dos artistas Rosane de Souza e Renato Kiamby, também integrantes do Coletivo Grupo R.

A exposição traz obras que utilizam papelão, galhos de árvores, tecidos e folhas secas como suporte artístico. Entre os destaques, estão as esculturas e máscaras da série Nirvana, de Kleber, feitas com papelão recolhido nas ruas, e os bordados de Rosane em folhas secas colhidas no Instituto Municipal Nise da Silveira, no Engenho de Dentro.

A proposta é alertar para os impactos da indústria têxtil, que é uma das mais poluentes do mundo. Só no Brasil, cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são geradas por ano — e apenas 20% desse material é reciclado.

Serviço – Peça teatral e exposição sobre sustentabilidade
Espetáculo: Darwin Plus W – Coletivo Grupo R
Data: Quarta-feira, 16 de abril
Horário: 11h
Local: Galpão das Artes Urbanas Helio G. Pellegrino / Comlurb
Endereço: Avenida Padre Leonel Franca, s/n – sob o viaduto Lagoa-Barra, em frente ao Terminal Rodoviário da Gávea e à PUC-Rio
Entrada: Gratuita
Exposição: “Alinhamentos: fios que conectam o consumo e o meio ambiente” – até 30 de abril de 2025

 

Foto: Divulgação