Empresas alertam OTAN sobre risco de apagão global da internet por sabotagem russa a cabos submarinos

Uma empresa de telecomunicações alertou a OTAN sobre o risco de apagões globais da internet, após uma série de incidentes que envolvem danos a cabos submarinos. Segundo o jornal inglês The Telegraph isso se dá pelos supostos ataques de sabotagem conduzidos pela Rússia.
Operadoras como Vodafone, Telefonica (dona da O2) e Orange pediram, em uma carta aberta, que autoridades do Reino Unido, da União Europeia e da Otan classifiquem toda a rede de cabos submarinos como infraestrutura crítica, para garantir melhor segurança:
“As consequências de danos a cabos submarinos vão muito além da Europa, podendo afetar a infraestrutura global de internet e energia, as comunicações internacionais, transações financeiras e serviços críticos em todo o mundo.”
Atualmente cerca de 95% dos cabos de tráfego internacional estão localizados no fundo do mar e são equipamentos difíceis e caros de monitorar. Desde outubro de 2023, 11 cabos foram danificados.
Em janeiro, o secretário de Defesa do Reino Unido, John Healey, classificou os episódios como “mais um exemplo da crescente agressividade russa”.
“Quero que o presidente Putin ouça esta mensagem: nós estamos vendo, sabemos o que você está fazendo e não hesitaremos em tomar medidas firmes para proteger este país”,disse Healey.
Foi aberto no Reino Unido, pelo Parlamento, uma investigação para avaliar a capacidade do país de proteger sua rede subaquática. “À medida que o ambiente geopolítico se agrava, Estados estrangeiros buscam formas assimétricas de nos colocar em risco. Nossa rede de cabos parece cada vez mais um ponto fraco”, afirmou Matt Western, presidente do comitê parlamentar de estratégia de segurança nacional.
As operadoras também defenderam maior colaboração entre União Europeia, Reino Unido e Otan no compartilhamento de informações, além de estratégias conjuntas de monitoramento.
Por: Maria Clara Corrêa
Imagem: iStock