ABIC alerta consumidores sobre venda de bebidas ‘sabor café’ sem grãos na composição

Produtos comercializados como “sabor café” têm chamado a atenção de consumidores e levantado preocupações junto à Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). A entidade notificou a Anvisa e o Ministério da Agricultura sobre a presença crescente dessas bebidas nas prateleiras dos supermercados, por entender que elas podem confundir o consumidor.

Esses produtos, apelidados de “café fake”, possuem embalagens semelhantes às dos cafés convencionais e custam, em média, R$ 32 o quilo, o que é metade do valor do café verdadeiro, cujo preço aumentou quase 50% no último ano. Apesar da semelhança visual, a composição é bem diferente: não há grãos de café, apenas folhas, cascas e resíduos de plantas, o que pode passar despercebido por quem não lê atentamente o rótulo.

“Ele é um produto criado para o povo. Para a população brasileira. Para aquela pessoa que ganha ali o seu salário mínimo e quer continuar tomando o famoso café com leite”, afirma Bruno Camargo, gestor comercial da empresa fabricante da bebida.

A ABIC, no entanto, contesta a prática. “Uma alusão a um produto que recentemente teve uma valorização em razão de crises climáticas, demanda global e, naturalmente, subiu de preço, busca enganar o consumidor”, critica Pavel Cardoso, presidente da associação. Ele também alerta que “não há qualquer certificação de que ali dentro há café”.

Segundo especialistas e produtores, o verdadeiro café brasileiro segue padrões rigorosos de classificação, que envolvem a análise de defeitos dos grãos e características sensoriais como sabor, doçura e acidez. “Eu vou tirar grãos que não são desejados, que é o grão verde, o grão preto, que afetam o sabor do café”, explica Luiz Bovi, produtor e especialista em qualidade de café.

Apesar da polêmica, o fabricante do produto afirma que tudo está dentro da legalidade. “Nós temos ciência do que fizemos. Foi realizado um produto com autorização da Anvisa”, garante Bruno Camargo.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Arquivo Portal Onbus