ChatGPT ganha memória aprimorada e promete respostas mais personalizadas, anuncia OpenAI

A OpenAI anunciou uma nova atualização para o ChatGPT que promete transformar a forma como os usuários interagem com o chatbot. A novidade, revelada pelo CEO da empresa, Sam Altman, em postagens na rede social X (antigo Twitter), introduz uma funcionalidade de memória aprimorada, capaz de registrar e analisar conversas passadas para fornecer respostas mais personalizadas e contextualizadas.
Altman descreveu o novo recurso como “surpreendentemente ótimo” e destacou que ele representa um passo importante na construção de sistemas de inteligência artificial “que conhecem você ao longo da vida”.
Como funciona a nova memória do ChatGPT
Com a atualização, o ChatGPT passa a criar um “arquivo pessoal” das interações com o usuário, o que permite entender melhor suas preferências, estilo de comunicação, interesses e objetivos. O resultado é um diálogo mais fluido, natural e adaptado ao perfil individual de quem usa a ferramenta — o que pode ser especialmente útil em tarefas como redação de textos, pedidos de conselhos, estudos e aprendizado contínuo.
A OpenAI ressalta que a nova funcionalidade é totalmente opcional. O usuário poderá desativar a memória a qualquer momento ou utilizar o modo de “conversas temporárias”, nas quais as interações não ficam armazenadas.
A proposta da empresa é garantir a privacidade e o controle por parte do usuário, ao mesmo tempo em que expande as possibilidades de aplicação da IA em diferentes contextos — como educação, atendimento, criatividade e produtividade pessoal.
Lançamento gradual para usuários Pro e Plus
A memória aprimorada está sendo implementada de forma gradual. Inicialmente, o recurso está disponível apenas para usuários Pro em países selecionados, com exceção do Reino Unido, do Espaço Econômico Europeu (EEE), Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Assinantes do ChatGPT Plus também devem receber a atualização nas próximas semanas.
Ainda não há previsão para a liberação da nova funcionalidade aos usuários gratuitos da plataforma.
“A partir de hoje, a memória no ChatGPT agora pode fazer referência a todos os seus bate-papos anteriores para fornecer respostas mais personalizadas”, informou a OpenAI em comunicado no X. “Ela aproveita suas preferências e interesses para tornar a IA ainda mais útil para escrever, obter conselhos, aprender e muito mais.”