Espetáculo ‘Ziraldo – O Mineiro Maluquinho’ celebra obra do cartunista na Barra da Tijuca no fim de semana

Nos dias 12 e 13 de abril, às 18h, o Centro Cultural Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, recebe o espetáculo infantojuvenil “Ziraldo – O Mineiro Maluquinho”, atração do Palco Carioca Carlos Laerte, como parte do Festival Dança em Trânsito 2025. Com texto original do ator e humorista Fernando Caruso, a montagem presta homenagem à vida e à obra do icônico cartunista mineiro, unindo dança, música, teatro e projeções para encantar crianças e adultos.

Com direção geral e artística das coreógrafas Giselle Tápias e Flávia Táppias, o espetáculo é uma produção do Grupo Tápias Companhia de Dança, e já foi sucesso de público em sua temporada de estreia no Sesc Tijuca, em janeiro. A proposta é envolver os pequenos em aventuras educativas, destacando temas como amizade, criatividade e o incentivo à leitura, ao mesmo tempo em que emociona gerações que cresceram com os personagens de Ziraldo.

Durante a apresentação, o público é convidado a revisitar clássicos como Menino Maluquinho, Turma do Pererê, Bichinho da Maçã e Flicts, com destaque para os diversos papéis interpretados pelos artistas no palco, que também retratam os muitos “Ziraldos”: o cartunista, jornalista, advogado, poeta, escritor, apresentador e publicitário.

O elenco conta com:

  • Flávia Táppias: Ziraldo apresentador de TV, Macaco Allan, Flicts, entre outros;
  • Guilherme Gomes: Menino Maluquinho, Ziraldo desenhista e criança;
  • Juliana Gama: Ziraldo advogado, Galileu (onça), Peter Pan;
  • Leandro Melo: Ziraldo jornalista, Bichinho da Maçã, Militar;
  • Letícia Xavier: Ziraldo escritor, Borboleta, Jabuti;
  • Marcelo Cavalcanti: Ziraldo poeta, pai de Ziraldo;
  • Roberto Silva: Ziraldo publicitário, Coelho, Príncipe.

A apresentação também traz um olhar cronológico sobre os momentos mais marcantes da trajetória do cartunista, proporcionando uma experiência sensorial completa para o público. A trilha sonora original também é assinada por Fernando Caruso, que estreia como autor de espetáculo infantil.

O espetáculo é uma parceria entre o Festival Dança em Trânsito, Espaço Tápias, Instituto Ziraldo e Ziraldo Arte e Produções, com produção executiva do próprio Espaço Tápias. A montagem reafirma o poder da arte como ferramenta de educação e memória cultural, mantendo viva a influência de um dos maiores nomes da literatura e ilustração infantil do Brasil.

Ingressos:

Foto: Carol Pires