Aeroportos do Rio geram aumento na receita de 34,4% em 2024

A arrecadação do Rio de Janeiro com o Imposto sobre Serviços (ISS) no setor aeroportuário teve um aumento de 34,4% em 2024, totalizando R$ 53,6 milhões. Dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) mostram que o crescimento foi impulsionado pela maior movimentação de passageiros nos aeroportos Santos Dumont e Galeão, que juntos receberam mais de 10 milhões de passageiros nos primeiros sete meses do ano. A reorganização do tráfego aéreo, implementada pelo governo federal em parceria com a Prefeitura do Rio e o governo estadual, foi fundamental para o rebalanceamento e recuperação do Galeão, contribuindo para o aumento da malha aérea da cidade.
Nos primeiros sete meses de 2024, dois aeroportos receberam 11,5 milhões de passageiros, o que mostra um aumento de 3,4% em relação ao mesmo período de 2023. A reorganização favoreceu a recuperação do Galeão e não comprometeu o Santos Dumont.
A análise da SMDE considera o ISS sobre serviços como logística, infraestrutura, armazenagem e movimentação de mercadorias. O aumento da arrecadação reflete o impacto da política pública de redistribuição do tráfego aéreo na economia do Rio de Janeiro.
Por: João Pena
Foto: Divulgação