Rio é consagrado Capital Mundial do Livro 2025 com celebração no Real Gabinete Português de Leitura

Na manhã desta sexta-feira (11), ao som do clássico “Cidade Maravilhosa”, o Rio comemorou o lançamento oficial de sua marca como Capital Mundial do Livro em 2025. A celebração ocorreu no majestoso Real Gabinete Português de Leitura, localizado no coração da cidade, simbolizando o começo simbólico de um ano que se espera repleto de viradas de páginas, histórias contadas e leitores conquistados.
A homenagem, concedida pela Unesco, é inédita para cidades de língua portuguesa e posiciona a capital do Rio de Janeiro no cenário mundial da literatura. A partir do dia 23 de abril, quando se celebra o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, o Rio assume oficialmente a posição.
No decorrer do evento, o prefeito Eduardo Paes e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, firmaram um acordo de cooperação que une a cidade ao governo federal com um único propósito: democratizar o acesso à leitura e fomentar a cultura literária em todas as áreas da cidade. A expectativa é de uma programação variada e intensa, que vai ocupar espaços públicos e envolver escolas, bibliotecas, artistas e leitores de todas as faixas etárias.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução