Participação de papa Francisco é incerta em celebrações da Páscoa

O Vaticano vai iniciar neste domingo (13) a contagem regressiva para a Páscoa com a Semana Santa, período mais importante do calendário católico, sem saber se o papa Francisco participará das celebrações.
O pontífice, de 88 anos, ainda se recupera de uma pneumonia dupla que o manteve internado por 38 dias e, por recomendação médica, deve permanecer em repouso por ao menos dois meses.
“Esta certamente será uma Semana Santa muito diferente para o papa e para os fiéis católicos”, disse Anna Rowlands, acadêmica católica da Universidade de Durham, na Inglaterra.
A ausência do papa durante a Semana Santa não está descartada. Existe a possibilidade de que ele participe de alguns eventos por videoconferência ou faça breves aparições públicas, a depender de sua condição.
Tradicionalmente, o papa preside pelo menos oito celebrações durante a Semana Santa, incluindo a missa de Páscoa no Domingo da Ressurreição, quando milhares de fiéis se reúnem na Praça de São Pedro. Desta vez, no entanto, a programação pode seguir sem a presença ativa do pontífice.
Desde que recebeu alta hospitalar em 23 de março, Francisco apareceu em público apenas uma vez, no último dia 6 de abril, quando fez uma breve saudação à multidão na Praça de São Pedro.
De acordo com a assessoria de imprensa do Vaticano, divulgado nesta terça-feira (8), a possível presença de Francisco será avaliada caso a caso.
Por: Maria Clara Corrêa
Imagem: Arquivo Portal Onbus