Lady Gaga em Copacabana: show prevê R$ 600 milhões na economia do Rio

A expectativa é de que 1,6 milhão de pessoas se reúnam na Praia de Copacabana, no dia 3 de maio, para assistir ao aguardado show gratuito de Lady Gaga. Segundo um estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Riotur, o evento deve gerar um impacto econômico de aproximadamente R$ 600 milhões na cidade.

O espetáculo faz parte de um calendário fixo de grandes shows internacionais na orla de Copacabana, que será realizado anualmente durante o mês de maio até, pelo menos, 2028. A ideia, segundo a Prefeitura do Rio, é movimentar a economia local em um período tradicionalmente considerado de baixa temporada.

“Incluir no calendário um grande show internacional por ano em Copacabana foi uma decisão acertada. Além de fortalecer a imagem do Rio como palco de grandes eventos, a iniciativa impulsiona setores como hotelaria, gastronomia e comércio, gerando emprego e renda”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima.

Do total de 1,6 milhão de pessoas esperadas, cerca de 240 mil devem ser turistas 80% estrangeiros e 20% brasileiros de outras regiões. Já o público local, composto por cariocas e moradores da Região Metropolitana, representa a maior parte, com 1,36 milhão de pessoas.

O estudo estima um ticket médio de R$ 590,40 por dia para turistas internacionais, R$ 515,84 para turistas nacionais e R$ 133,60 para o público local. A previsão de permanência dos visitantes é de quatro dias para estrangeiros e três dias para brasileiros, o que deve intensificar o consumo na cidade, especialmente por conta do feriado de 1º de maio, que cai numa quinta-feira, cenário ideal para emendar um fim de semana prolongado.

A comparação é inevitável. Em 2024, Madonna levou também 1,6 milhão de pessoas à orla de Copacabana e gerou um impacto econômico de R$ 469,4 milhões valor acima das previsões iniciais. A arrecadação de impostos (ISS) dos serviços ligados ao evento cresceu 13,8%, com destaque para os setores de turismo, transporte e entretenimento.

Já a exposição na mídia internacional do show da Rainha do Pop foi avaliada em US$ 254 milhões (cerca de R$ 1,4 bilhão). No caso de Lady Gaga, só o anúncio do show já rendeu uma projeção de mídia espontânea equivalente a R$ 280,5 milhões. Com a apresentação em si, a expectativa é de que esse número ultrapasse a marca de R$ 1 bilhão.

“O show da Lady Gaga reafirma a vocação do Rio para sediar grandes eventos e nos projeta como um destino turístico completo no cenário internacional”, destacou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.

Com projeções tão expressivas, o show promete ser um marco não só para os fãs da cantora, mas também para a economia e a imagem do Rio de Janeiro no mundo.

Por: Carolina Sepúlveda 

Foto: divulgação