Operação Contenção investiga ligação entre Comando Vermelho e PCC em esquema bilionário

Na manhã desta quinta-feira (10), a Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou uma operação contra um esquema de lavagem de dinheiro que envolve o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC), vistas como as duas principais organizações criminosas do Brasil.
Durante a Operação Contenção, equipes executam 46 mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro e em localidades do estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Polícia Civil do Rio (Sepol), essa é a maior ação já conduzida contra o Comando Vermelho no território fluminense.
O objetivo da ação é o núcleo financeiro do Comando Vermelho, responsável por movimentar aproximadamente R$ 6 bilhões em um período anual. De acordo com as investigações, o núcleo tem uma conexão direta com o PCC, localizado em São Paulo. A polícia solicitou o suspensação do valor movimentado, representando o maior pedido de congelamento de patrimônio já feito pela Polícia Civil do Rio.
A ação é realizada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) e da Polícia Civil de São Paulo.
Na capital fluminense, os agentes cumprem mandados no Complexo da Maré, no Fallet e no Fogueteiro.
Por: Carolina Sepúlveda
Foto: Reprodução