Mãe e irmã de jovem de transplantada pedem punição de estudantes por vídeo polêmico nas redes sociais

A jovem Vitória Chaves da Silva, que faleceu em fevereiro após enfrentar complicações de uma cardiopatia congênita, tornou-se alvo de críticas nas redes sociais por conta de um vídeo polêmico publicado por duas estudantes de medicina.

O vídeo, que viralizou recentemente, mostra Gabrielli Farias de Souza e Thaís Caldeiras Soares Foffano comentando sobre os três transplantes de coração pelos quais Vitória passou no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo. Em um dos trechos, elas sugerem que um dos transplantes não teria dado certo porque a paciente não teria seguido corretamente o tratamento com as medicações.

A família de Vitória disse que essa afirmação é falsa e que “ela queria sair daquele hospital mais do que tudo. É muito triste a gente ter que ouvir uma coisa dessas”, Durante participação no programa Encontro com Patrícia Poeta nesta quinta-feira (10), os familiares pediram que as estudantes sejam responsabilizadas pelas declarações, que acabaram gerando uma onda de ataques e julgamentos contra a jovem, mesmo após sua morte.

Embora as estudantes não tenham mencionado nomes, Giovana afirma que era evidente que elas estavam se referindo à sua irmã, o que aumentou a dor da família.

“Elas falaram o nome da instituição que minha irmã estava. E ela foi a única paciente a fazer três transplantes de coração e um no rim”, disse a irmã.

Em resposta os representantes legais das estudantes afirmaram que elas não tiveram acesso ao prontuário da paciente e nem sabiam quem ela era. Disseram ainda que a intenção nunca foi ofender ou causar sofrimento à família.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Reprodução / TV Globo