Censo Escolar divulga queda de número de matrículas na educação básica

Segundo dados divulgados pelo Censo Escolar nesta quarta-feira (9), houve uma queda no número de matrículas na educação básica pelo segundo ano seguido, onde abrange educação infantil, ensino fundamental, médio, profissionalizante e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Ainda de acordo com os dados, houve uma redução de pouco mais de 215 mil matrículas em relação ao ano anterior. A maior queda ocorreu nos anos finais do ensino fundamental, com mais de 177 mil alunos a menos. Já no ensino médio, teve crescimento de 1,4%, com um acréscimo de 113 mil matrículas.
O levantamento indicou que o aumento no número de vagas em creches foi modesto, com apenas 64 mil novas matrículas. Esse valor ainda está bem abaixo da meta estabelecida pelo governo federal, que visava atingir cerca de 5 milhões de crianças matriculadas. Por outro lado, o ensino profissionalizante apresentou um crescimento significativo, com mais de 162 mil matrículas a mais em relação a 2023, sendo um dos poucos avanços em meio ao cenário geral de declínio.
“O Ministério da Educação tem dado um olhar muito forte para a Educação Básica, porque esse é um grande desafio do Brasil. Basta olhar que quase um terço da população brasileira não concluiu a Educação Básica no nosso país. Por isso, a Política Educacional não pode ser de governo apenas, tem que ser uma política de Estado”, observou o ministro Camilo Santana.
Por: Maria Clara Corrêa
Imagem: Vivian Honorato/Ascom/Prefeitura de Londrina