Trump anuncia negociações com Irã sobre programa nuclear em meio a apoio a Israel

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (7) que estão em andamento “negociações diretas” com o Irã sobre o programa nuclear do país persa. Segundo o líder norte-americano, representantes das duas nações têm encontro marcado para o próximo sábado (12), em Omã, em uma reunião classificada por ele como “de nível muito alto”.
“Temos uma reunião muito importante no sábado e negociaremos com eles diretamente. Talvez cheguemos a um acordo. Isso seria fantástico”, disse Trump.
O anúncio acontece poucos dias após Trump se reunir com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. O premiê israelense expressou preocupação com a possibilidade de o Irã desenvolver armas nucleares e ressaltou que “Israel e os Estados Unidos estão unidos no objetivo de impedir que isso aconteça”.
Do lado iraniano, o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, confirmou o encontro por meio de uma publicação nas redes sociais. Para ele, a reunião representa “uma oportunidade e um teste” para os dois países, e “a bola está na quadra dos Estados Unidos”.
Um acordo firmado em 2015, ainda sob a presidência de Barack Obama, havia limitado as atividades nucleares do Irã em troca da suspensão de sanções econômicas. No entanto, em 2018, Trump retirou os EUA do pacto, alegando que ele favorecia demais Teerã. Desde então, o Irã aumentou os níveis de enriquecimento de urânio, reacendendo os temores sobre a produção de armas nucleares.
Por: André Zamora
Foto: Divulgação