Novo programa do governo prevê reconstrução dentária no SUS para vítimas de violência doméstica

Uma nova lei foi aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na última quinta-feira (3), onde mulheres que sofreram qualquer fraturas faciais ou perderam os dentes em agressões domésticas, tem direito à reconstrução dentária gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Vítimas de violência doméstica tem prioridade em intervenções odontológicas no SUS. Procedimentos considerados de emergência, como controle de hemorragias, tratamento de infecções, implantes e a redução de fraturas, são exemplos dos serviços oferecidos. Além disso, questões cirúrgicas e estéticas também fazem parte do programa.

Para ter acesso a essa prioridade, as vítimas precisam apresentar documentos que comprovem a situação de violência, conforme critérios a serem definidos. Além do SUS, clínicas privadas ou universitárias também podem integrar a rede de atendimento, ampliando a rede de oferta do serviço.

“A reconstrução dentária e o atendimento humanizado podem parecer detalhes, mas para essas mulheres significa um recomeço”,pontuou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Datafolha, 37,5% das mulheres brasileiras (21,4 milhões) sofreram algum tipo de agressão nos últimos 12 meses. Dos casos, 67% foram de parceiros ou ex-parceiros íntimos das vítimas.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil