Pinturas rupestres são descobertas no Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI), em Resende (RJ), revelou a descoberta de pinturas rupestres inéditas no estado, encontradas em dezembro de 2023 no Sítio Agulhas Negras, a 2.350 metros de altitude. As pinturas, que incluem figuras geométricas e de animais, foram localizadas por acaso por Andres Conquista, colaborador da concessionária Parquetur, durante uma escalada. A descoberta, que pode estar relacionada à Tradição São Francisco, é a mais ao sul dessa manifestação cultural no Brasil e está sendo analisada por especialistas. Para preservar o sítio, a visitação foi temporariamente proibida, e a área está sendo monitorada por câmeras de segurança.
As pinturas encontradas, incluem desenhos geométricos e animais como um lagarto visto de cima. Os tons utilizados foram o vermelho e o amarelo alaranjado o que indica que foi utilizado pigmentos naturais pelos povos pré-históricos. A descoberta foi feita no final de 2023, porém, foi divulgada agora. Andres encontrou as pinturas e disse que foi totalmente por acaso. O homem estava em uma escalada durante o horário de almoço quando às viu.
A origem e a idade das pinturas podem estar relacionadas à Tradição São Francisco, uma manifestação cultural do interior do Brasil. Para que seja possível proteger essas pinturas, a visitação foi proibida e a área está sendo monitorada por câmeras. Caso invasões aconteçam, pode-se acarretar em multa. Após a descoberta, o PNI notificou o Iphan-RJ, que já foram enviadas equipes para que seja possível analisa-las. Os estudos continuam com a participação do Iphan, Uerj e Museu Nacional/UFRJ.
Por: João Pena
Foto: Divulgação