Metade da Geração Z carioca quer namoro com apoio financeiro, revela pesquisa

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site MeuPatrocínio, quase metade dos jovens cariocas da Geração Z, nomenclatura que abrange pessoas de 18 e 29 anos, tem interesse no modelo em hipergamia, modelo de relacionamento em que uma das partes oferece apoio financeiro à outra. O estudo é inédito e tem parceria com o Instituto QualiBest.

Segundo a pesquisa, a hipergamia lidera entre entre os formatos de relacionamento alternativo avaliados, com 48% de adeptos. Em seguida, vem o poliamor com 31% de interesse. Em terceiro lugar na lista está agamia (30%) — em que não há intenção de firmar relacionamentos românticos — e, por fim, o micro romance, apontado por 20% como uma possibilidade de envolvimento afetivo.

“Essa geração tem mais consciência e preocupação com a saúde mental e também com a responsabilidade emocional, optando por um modelo de relacionamento mais prático e descomplicado”, explicou o especialista em relacionamentos do MeuPatrocínio, Caio Bittencourt.

A pesquisa também revelou que a gentileza é a qualidade mais valorizada pelos jovens fluminenses na hora de escolher um par. O atributo é essencial para 7 em cada 10 entrevistados, sendo 45% como prioridade número um. Em seguida aparecem educação (48%) e segurança emocional (41%).
Por: Ágatha Araújo
Foto: Pexels