Hospitais do Rio de Janeiro ganham reconhecimento nacional por excelência em UTIs

Cinquenta e dois hospitais do Rio de Janeiro receberam, em 2025, a certificação de excelência em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Epimed Solutions. O estado ocupa a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas de São Paulo, e é responsável por 17% das unidades premiadas no Brasil. A certificação, que avalia indicadores como a Taxa de Mortalidade Padronizada e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizada, reconheceu 38 UTIs fluminenses como Top Performers e outras 14 como Eficientes, destacando a qualidade do atendimento intensivo mesmo em cenários desafiadores.
A região Sudeste está na liderança com 162 UTIs certificadas. A certificação foi baseada em dados de 2024, avaliando 800 hospitais, sendo 352 públicos e 448 privados. Entre os hospitais públicos do Rio, destacam-se o Hospital Estadual Azevedo Lima (Niterói) e o Hospital Municipal Henrique Sérgio Gregori (Resende), entre outros, com unidades Top Performer e Eficientes em diversas regiões.
A presidente da AMIB, Patrícia Mello, afirmou que essas unidades são referência em cuidado seguro e excelência clínica, mesmo em contextos desafiadores. A certificação é baseada em dois indicadores, Taxa de Mortalidade Padronizada e Taxa de Utilização de Recursos Padronizada. O setor público aumentou 45% na participação, o que mostra possibilidade de melhora, mesmo com limitações, como destacou Ederlon Rezende, presidente do Conselho Consultivo da AMIB.
Por: João Pena
Foto: Reprodução / Agência Brasil