Edifício A Noite passa por revitalização prevista para final de 2027

O Edifício Joseph Gire, mais conhecido como A Noite, que já foi sede da Rádio Nacional e é considerado o primeiro arranha-céu da América Latina, teve as obras de revitalização iniciadas neste primeiro trimestre de 2025. A expectativa é que o edifício se transforme em um novo marco para a região e a incorporadora AZO Inc deu um prazo de até 30 meses para realização da obra.

O edifício é um dos maiores ícones da arquitetura art déco carioca e, ao passar pelo Boulevard Olímpico, é possível ver uma lona com a frase “O novo Edifício A noite vem aí”.

A reforma será no estilo “retrofit”, que consiste em modernizar edifícios antigos com o objetivo de adaptar e melhorar as instalações, preservando a estrutura original e atualizando para atender às necessidades e normas atuais. O projeto, assinado pelo arquiteto Duda Porto em parceria com o especialista em recuperação de patrimônios André Alvarenga, tem como objetivo trazer inovação ao edifício, sem perder a essência, já que o prédio de 23 andares é tombado pelo Iphan.

O prédio será transformado em um complexo residencial de estúdios, se tornando mais uma atração na Praça Mauá. No térreo, haverá restaurantes, enquanto o rooftop contará com um mirante aberto à visitação, além de outro restaurante.

 

Por: André Zamora

Foto: Wikimedia Commons