Bombeiros do Rio de Janeiro resgatam mais de 70 animais por dia

Entre 1º de janeiro e 20 de março de 2025, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro resgatou 5.761 animais, um aumento de 15% em relação ao mesmo período de 2024. A maioria dos resgates aconteceu na capital, com destaque para os bairros de Jacarepaguá e Campo Grande, que lideram as estatísticas. Os bombeiros alertam que, em caso de encontro com animais silvestres, a recomendação é ligar para o número 193 e não tentar capturá-los. O aumento nos resgates é um reflexo da crescente interação entre a fauna e áreas urbanas, um fenômeno que preocupa as autoridades.

A capital concentra a maior parte dos resgates, com 3.224 animais encontrados distantes dos locais ideais. O animal mais encontrado foi a cobra, 1.346 foram encontradas nesses quase 4 meses, os gambás estão logo a seguir, com 1.130 animais da espécie sendo resgatados. Bichos como capivaras, jacarés, macacos, preguiça e morcegos também estão na lista de animais resgatados.

Bairros como Jacarepaguá e Campo Grande lideram o ranking do locais mais com mais resgates pelos bombeiros em 2025. O primeiro registrou 245 , enquanto o segundo teve 229 ocorrências. Já na lista de cidades, aparecem em segundo e terceiro lugar Duque de Caxias e Petrópolis, com 222 e 249, respectivamente.

A principal recomendação para quando encontrar com um animal silvestre é de não tentar fazer o resgate ou entrar com contato com o animal. O ideal é ligar para o número dos bombeiros, 193, e esperar pela ajuda.

Por: João Pena
Foto: Reprodução / Redes Sociais