Anvisa proíbe uso de ora-pro-nóbis em suplementos após estudos não conclusivos

Nesta quinta-feira (3), a Anvisa anunciou a proibição de suplementos alimentares que contêm ora-pro-nóbis, uma planta conhecida por ser rica em proteínas, fibras e vitaminas. A decisão foi tomada após a constatação de que esses produtos estavam em desacordo com regulamentos técnicos e veiculando propagandas irregulares. A agência esclareceu que a proibição não afeta a planta in natura, mas sim seu uso não autorizado em suplementos, que precisam passar por avaliações de segurança e eficácia para garantir benefícios comprovados.

A Anvisa esclareceu que suplementos alimentares não podem fazer alegações terapêuticas e devem ser usados por pessoas saudáveis para complementar a alimentação com nutrientes e substâncias bioativas.

A empresa explicou que “A medida foi adotada porque a planta (nome científico: pereskia aculeata) não é autorizada como constituinte para suplementos alimentares”“Para um ingrediente específico ser autorizado como suplemento alimentar, é necessário que ele passe por uma avaliação de segurança e eficácia”, enfatiza a Anvisa.

Por: João Pena
Foto: Reprodução / Internet