Lula apresenta balanço de governo e critica Trump sobre tarifa: ‘Tomaremos todas as medidas cabíveis’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, nesta quinta-feira (3), uma apresentação sobre os principais feitos de seu governo durante os dois primeiros anos de mandato. O evento, intitulado “O Brasil Dando a Volta por Cima”, aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A cerimônia ocorreu um dia depois da divulgação de uma pesquisa da Genial/Quaest, que mostrou uma queda na aprovação do governo. O levantamento indicou que 56% dos entrevistados reprovam a gestão de Lula, enquanto 41% a aprovam, o que representa o pior índice de rejeição desde o início de seu mandato.

Durante o evento, Lula também se posicionou em relação ao aumento de tarifas imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na quarta-feira (2), o republicano anunciou uma tarifa de 10% sobre produtos importados do Brasil. O presidente brasileiro reagiu, afirmando que o Brasil “não bate continência” a bandeiras de outros países e garantiu que o governo tomará as “medidas cabíveis” para responder às ações de Trump.

“[Um Brasil] que não tolera ameaças à democracia, que não abre mão da sua soberania, que não bate continência para nenhum outra bandeira que não seja a bandeira verde-amarela”,afirmou.

“Diante da decisão dos Estados Unidos, de impor uma sobretaxa aos produtos brasileiros, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender as nossas empresas e os nossos trabalhadores brasileiros”, reforçou.

Por: Maria Clara Corrêa

Imagem: Reprodução / GOV e Metrópoles