Forças Armadas iniciam seleção para serviço militar voluntário feminino nesta quarta (2)

As Forças Armadas iniciam, nesta quarta-feira (2), a seleção geral para o serviço militar voluntário feminino, permitindo, pela primeira vez, o alistamento de mulheres para servir na Marinha, Exército e Aeronáutica. Brasília será a primeira cidade a receber as candidatas nesta fase do processo.

O recrutamento segue as mesmas etapas do serviço militar obrigatório masculino: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação. Após a incorporação, as recrutas terão os mesmos direitos e deveres dos homens.

Podem se alistar mulheres nascidas em 2007, que completam 18 anos em 2025. Ao todo, são 1.465 vagas distribuídas entre Brasília e outros 28 municípios de 13 estados. O alistamento pode ser feito presencialmente nas Juntas de Serviço Militar ou pelo site **[alistamento.eb.mil.br](https://alistamento.eb.mil.br)** até 30 de junho.

A seleção inclui entrevista, inspeção de saúde e testes físicos. As aprovadas serão incorporadas entre 2 e 6 de março ou entre 3 e 7 de agosto de 2026. No Exército e na Aeronáutica, as candidatas selecionadas ingressarão como soldados, enquanto na Marinha a graduação será de marinheiro-recruta.

Atualmente, as mulheres representam 10% do efetivo das Forças Armadas, com cerca de 37 mil militares, atuando principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística. Enquanto a Marinha já permite o ingresso feminino em todas as instâncias, no Exército e na Aeronáutica o acesso ocorre por meio de concursos para oficiais e sargentos de carreira ou pela seleção para cargos temporários, com serviço de até oito anos.