Usuários de IPhone ganham nova versão do Apple Intelligence em português

Nesta terça-feira (1º), a Apple liberou para todos os usuários de português do Brasil o Apple Intelligence, seu sistema de inteligência pessoal, que integra o ChatGPT à assistente Siri. Com a atualização para iOS 18.4, iPadOS 18.4 e macOS Sequoia 15.4, dispositivos compatíveis ganham recursos como geração de imagens, reescrita de textos e pesquisa de fotos, permitindo uma experiência mais dinâmica e inteligente. A novidade visa facilitar o uso diário e melhorar a interação com os aparelhos, oferecendo soluções rápidas para tarefas como resumos de áudios e criação de vídeos a partir de fotos.

Para utilizar os novos recursos, só é necessário atualizar o sistema para o iOS 18.4 no iPhone e iPad, e o sistema de computadores, macOS Sequoia para o 15.4. Os dispositivos compatíveis com essa nova atualização são o iPhone 16, 15 Pro, iPad mini com A17 Pro e modelos com chips M1. O Apple Intelligence oferece integração com o ChatGPT, o que permite que qualquer usuário acesse o site de inteligência artificial gratuitamente e sem precisar criar uma conta. O sistema inclui funções como reescrever, revisar, resumir textos em aplicativos como Mail, Notas e Pages.

A ferramenta “Image Playground” possibilita o usuário a criar imagens rapidamente nos estilos de esboço, animação e ilustração. Também é possível gerar imagens a partir de fotos da galeria do iPhone. O recurso chamado “Image Wand” no aplicativo Notas, podem ser geradas imagens a partir de esboços. Desenhando um círculo ao redor do esboço, ou de um espaço vazio, o sistema cria uma imagem com base no conteúdo da tela.

A função de criar vídeos permite gerar clipes a partir de fotos da própria galeria do iPhone. A nova ferramenta de busca permite que sejam encontradas imagens específicas, com comandos do tipo “caminhando na praia”. Também é possível editar imagens, possibilitando apagar pessoas ou objetos das fotos ou vídeos. Ao gravar áudios em apps como Notas e Telefone, a nova atualização pode transcrever, resumir e destacar os principais pontos da gravação.

O iPhone dá prioridade para notificações importantes mesmo com a tela bloqueada ou com modo “Foco” ativado, resumindo informações como compromissos ou consultas médicas para que seja possível uma leitura rápida.

Por: João Pena
Foto: Apple