Simone Tebet atribui alta dos alimentos a fatores climáticos e falta de planejamento no passado

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta segunda-feira (31) que os preços dos alimentos estão altos por motivos climáticos e por falta de planejamento no passado.
“É claro que tem fatores climáticos, é claro que tem certas situações, juntou tudo, é café, é ovo, é carne. O café deu um problema no Vietnã, e na nossa safra também. Mas é também porque nós não planejamos no passado”, declarou Tebet.
Em declarações anteriores, a ministra enfatizou a importância de políticas que beneficiem diretamente a população, como a valorização do salário mínimo acima da inflação. Ela afirmou que essa medida é a “maior política social do governo”, pois estimula o consumo nas cidades pequenas e médias, aquecendo a economia e gerando empregos.
Além disso, Simone tem defendido iniciativas para reduzir os preços dos combustíveis e promover a transição para energias limpas. Ela apoiou projetos que visam conter a alta nos preços dos combustíveis, reconhecendo o impacto direto desses aumentos na inflação e no poder de compra dos trabalhadores.
Tebet também tem expressado preocupação com as altas taxas de juros, argumentando que elas inviabilizam o crescimento econômico do Brasil. Ela espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza a taxa básica de juros, pois acredita que os juros elevados estão “sufocando e podem matar o Brasil por inanição”.
Por: André Zamora
Foto: Reprodução/X: Simone Tebet